SALVE MARIA!

SALVE MARIA!

Seguidores

sábado, 16 de julho de 2011

Comentário sobre a CRIATIVIDADE


                         " CRIATIVIDADE - é a habilidade humana de realizar no plano físico/visível aquilo que foi concebido nos planos mental (consciente ou inconscientemente) e emocional. É a capacidade de se refazer.
                            (...) O Divino passou às criaturas humanas sua habilidade criativa, para que completássemos sua obra. Para isso o Divino nos deu a capacidade de conceber, expressar e usufruir os resultados de nosso poder criativo. Nós criamos através do pensamento, da palavra e de atos. Cada um de nós está aqui para revelar o ideal criativo do Divino. Além da criação artística, estou falando da nossa capacidade de criar um ambiente mundial que reflita ideais divinos como o amor, a paz, a abundância, a alegria, a harmonia e o poder. Há um  certo espanto quando menciono o poder, porque na maioria das vezes ele é usado para dominar, ou em proveitos de poucos. Mas o poder usado de forma divina cria justiça, solidariedade e paz. 
                                    (...)Pensamento + Palavra + Ação = Resultados. Esse é o processo criativo. A força da criatividade dos seres humanos nunca se encontra ociosa. Quando temos consciência dessa força, nós a usamos de maneira construtiva, assim como usamos o fogo para cozinhar. Quando não temos consciência da força ou duvidamos de sua existência, ela pode se tornar tão destrutiva quanto a ferramenta de um incendiário. Estamos sempre criando, a cada segundo de nossas vidas, individual e coletivamente.
                                    (...) Lembre-se de que você é uma imensa força criativa! Não acrescente um só pensamento, palavra ou ato a uma situação destrutiva. Fique no mesmo lugar, imóvel, e reze. Peça a luz da paz, do amor, do Divino. Use a sua criatividade para reverenciar o Divino, invocando Sua energia nos lugares onde ela for necessária." 

VANZANT, Iyanla - Um Dia Minha Alma de Abrir Por Inteiro. 10ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. ISBN 85-86796-42-5

                                 Minhas queridas amigas, nessa semana que passou, fiquei navegando na net, e  "escarafustando" o blog  http://monicachavesmandalas.blogspot.com/   porque estou tentando também fazer mandalas, (e já até fiz uma),  qual não foi meu espanto, quando vi um esclarecimento da artesã Mônica com ressonante eco de desagravo dos seus seguidores, por ter alguns dos seus trabalhos, senão copiados, tomados como outra autoria. Não acreditava que tal míster pudesse acontecer, já que como o texto acima afirma, todos somos dotados de criatividade. Posso até copiar uma mandala da artesã, mais copiá-la fielmente, é pirataria demais, né? 
                                   Sou artesã  autodidata, porque o que sei e da forma que aprendo e faço meus trabalhos, sai de dentro de mim, em harmonia com meu estado de espírito, as coisas que gosto, assim como, também as cores que gosto. Quando olho uma determinada peça, tampa de margarina, calota de carro, imagino logo no que eu posso transformá-la. Veia artística? Dom? Sei lá, mais sou assim desde pequena. Sou funcionária pública, e estou no momento artesã, devido a um acidente automobilístico que sofri no ano passado, em setembro, e ainda estar aguardando uma cirurgia dos ligamentos do meu joelho. Estou com meus filhos em outra cidade e meu marido ficou lá em nossa casa. Já não está difícil, já foi mais, hoje penso que Deus está ainda me carregando, tal qual "Pegadas na areia", isso me conforta. Após esse acidente, resgatei essa parte de mim que estava esquecida, retomei um pouco da vida antiga, acho que é para tomar tento e prestar mais atenção na vida e ver que tudo o que é demais, também é sobra. Estava trabalhando demais, tomando responsabilidades que não eram totalmente minhas enloquecidamente. 
                                    Quando visito os blogs que estou seguindo, e vejo a irmandade que se forma virtualmente, por trás do nosso monitor, muitas vezes sem rosto. Quando vejo um comentário de artesã maravilhosa (puxa saco) me gritando  Eniiillldddeeee, nossa! (Amanda) meu coração aquece, e sinto que além da frieza do monitor tem alguém do outro lado que é amigo, pq se tem algo em comum. Das mensagens da D. Mocinha, desejando um bom fim de semana para todas, da Dainha que me inspirou, da Surama, da Mônica, que reciclando CD's, me abriram uma outra janela, e tantas outras, pq são tantos trabalhos maravilhosos,  percebo o quanto Deus me ama. Ele me deu mais uma chance de vida, e me deu oportunidades para conhecer essas criaturas/irmãs de arte.
                                      Que Deus nos abençoe a nossa grande família e nos ajude a termos sempre uma boa consciência em nossa criatividade. 
                                        Beijo no coração de todas as que lerem essa mensagem, e se puderem repassar para as suas conhecidas, ache que será um alento a todas.
                                          

8 comentários:

Mônica Chaves disse...

oi linda, vim agradecer e retribuir a visita em meu blog!!!
Fico feliz em que meus trabalhos tenham te servido de inspiração, muito feliz mesmo!!!
Sou adepta do famoso provérbio: "Quem não vive pra servir, não serve pra viver!!!" né?
Fui e sou muito copiada, copiam descaradamente com todos os detalhes e cores, tamanho, risco, enfim... TUDO!!!
Mais só me resta sentir dó de tais pessoas, pena q não sabem utilizar a inteligência que Deus lhes deu, todos nós temos, com certeza!!!
Adorei sua mensagem, boa sorte com as mandalas, se precisar de qq coisa me grita!!!

bjos de luz!!!
Mônica Chaves

Anônimo disse...

Querida irmã, ontem a noite eu li sua mensagem, achei muito profunda vindo do espírito mesmo, o que você falou á luz da Logosofia é a mais profunda verdade, então posso te falar que atualmente você está vivendo a vida do espírito, longe do materialismo e dos pensamentos alheios que poderiam macular e inibir sua criatividade. Como você escreve bem, achei sua escrita perfeita, sensível e clara para o espírito e para o coração.

Gostaria de postar em seu Blog porem não conseguir, um beijo no seu terno coração. As coisas eternas são as que ficam que fazem bem para o espírito e para o coração.
Deus te abençoe.

Ana Mirtes N.Silva

Elisana Bianchi disse...

Enilde querida ,gostei do texto e também concordo muito com suas palavras.Cada um tem um dom de criar e por mais que tiramos ideias de algum lugar, jamais pode ser considerado pirataria.Pois assim como os grandes artistas de da historia da arte ,que observavam seus concorrentes criticavam e de certa forma assim criação modificavam,se aperfeiçoavam. Infelizmente tem certos artistas que não gostam de compartilhar seus trabalhos ,como medo de ser copiados.Penso que são espíritos medrosos e egoístas,ter mãos criativas é um dom e não devemos ter ele preso dentro de nós,mas sim expor e dividir isso de maneira agradável e prazerosa.
Deus continue a te abençoar com esse dom!!
Bjkas

Amanda Fonseca disse...

Amiga, você é sensacional!!! Tudo é a pura verdade. Se nossa criatividade foi dada por Deus, por que nos envergonharmos, né? Isso é triste, sei exatamente o que é ser discriminada dentro da própria família por fazer artesanato, mas e daí? Bola pra frente sempre!

Bjssssss

Regina disse...

Olá Enilde, li seu comentário no meu blog e vim correndo conhecer o seu.
Gostei muito desse seu texto. Tenho certeza que vou gostar muito daqui.
abraços

Juliane disse...

Oi Enilde,
Um feliz dia do amigo pra você também!
Beijos,
Ju

Victor Gautama disse...

Main, sabia que te amu d+? Vc ,não só é minha amiga, assim como, também minha vida. Hoje eu tenho certeza de que sem vc nada seríamos.....bjokas.......Vihe

Andrea Guim disse...

Oi, Enilde!
Lá no BlogArte você perguntou que tinta usei nos meus criados-mudos. Bem, como sou muito-hiper-mega alergica, tinta aqui em casa só acrílica sem cheiro. Ela não é para madeira, por isso exige uma camada generosa de cera (também sou alérgica a verniz) após a pintura e mesmo assim não resiste muito e acaba arranhando. Te aconselho a usar tinta esmalte para madeira com ou sem brilho. Há também as em spray, que saem um pouco mais caras por conta da quantidade usada, mas são super práticas pra aplicar.
Beijins,
Andrea Guim

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blogger Wordpress Gadgets